A iluminação pública é um grande desafio para os gestores das cidades. É preciso cada vez mais investir em sistemas eficientes de baixo custo que busquem eliminar o desperdício de energia e favoreçam a substituição das luminárias tradicionais por equipamentos de baixo consumo energético e maior durabilidade.
O Contrato de Concessão Administrativa nº 058/2022 e seus anexos na modalidade PPP (Parceria Público Privada), são um exemplo do compromisso da Qluz Nova Serrana com a sustentabilidade. O projeto prevê a Modernização e Eficientização de 100% do Parque de Iluminação Pública de Nova Serrana/MG, com a substituição dos equipamentos de iluminação existentes em vapor por tecnologia LED. É a solução que traz maior eficiência energética com baixo custo operacional aumentando o índice de satisfação dos clientes e, ao mesmo tempo, resolvendo o problema de subdimensionamento do sistema operacional.
Sistemas modernos de iluminação pública como o da Qluz Nova Serrana vão muito além da otimização de custos de instalação com equipamentos modernos. O consumo de energia também é estudado rigorosamente para maior eficiência e economia ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a Telegestão, que consiste em controlar a intensidade da luz emitida pela Led em áreas determinadas onde há redução de atividade em horários programados. É a eficiência gerando resultados para a população e economia de recursos para o município.
O Contrato de Concessão Administrativa nº 058/2022 e seus anexos na modalidade PPP (Parceria Público Privada), além estabelecer a Modernização e Eficientização de 100% do Parque de Iluminação Pública que de Nova Serrana/MG, prevê a implantação de Telegestão nos pontos das Vias Classificadas com V1 e V2, num total de 753 (setecentos e cinquenta e três) pontos de IP (Iluminação Pública). O contrato ttambém estabelece a Operação e Manutenção da Infraestrutura de Telecomunicações e Vídeo Monitoramento com o objetivo de suprir a demanda de internet das edificações públicas por meio de links dedicados que integram o sistema de videomonitoramento com câmeras inteligentes ao Centro de Controle de Vídeo Monitoramento e disponibilização de pontos de acesso a Wi-Fi em praças públicas.
Instalação de um link dedicado de 1,5 Gb para atender à demanda de internet de prédios públicos. O link fornece uma conexão estável e de alta velocidade, indispensável para o funcionamento contínuo das operações municipais e serviços públicos.
Instalação de 105 km de fibra óptica, em configuração de anel, permitindo redundância no sinal ótico para garantir a continuidade dos serviços em caso de falhas.
Esta infraestrutura é fundamental para suportar a conectividade de alta velocidade necessária ao perfeito funcionamento de uma cidade inteligente.
A instalação das câmeras de Videomonitoramento atendeu às definições conforme preconizado no Anexo I – Termo de Referência do Contrato de Concessão Administrativa 058/2022, as informações com o Número do Ponto, Lat/Long, Endereço de Instalação, Bairro e Tipo de Câmera, podem ser verificadas conforme Anexo A – Pontos de Videomonitoramento deste relatório.
A instalação das 204 Câmeras de Videomonitoramento foi distribuída da seguinte forma:
105 câmeras Speed Dome HD (32X) com inteligência artificial para monitoramento de áreas extensas (ícones verdes);
90 câmeras HD com tecnologia de leitura de placas, integradas ao sistema Hélios da Polícia Militar, aumentando a eficiência na identificação de veículos (ícones vermelhos);
09 câmeras Bullet IP HD com inteligência artificial, oferecendo uma solução adicional para áreas específicas (ícones azuis);
Todas as câmeras estão conectadas ao Centro de Controle de Videomonitoramento, e as gravações são armazenadas em servidores por 30 (trinta) dias, com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Conexão com os Prédios Públicos seguiu o que foi preconizado no Anexo I – Termo de Referência do Contrato de Concessão Administrativa 058/2022, as informações com Descrição da Edificação, Logradouro, e demais informações da Instalação do Ponto, podem ser verificadas no Anexo B – Prédios Públicos anexo a este relatório.
A Conexão de Prédios Públicos foi realizada com a interligação de 74 prédios públicos incluindo o Centro Administrativo do município, permitindo uma conectividade eficiente e integrada.
A instalação de Wi-Fi seguiu o que foi preconizado no Anexo I – Termo de Referência do Contrato de Concessão Administrativa 058/2022, o Logradouro e Nomes das Praças onde foram disponibilizados os sinais, podem ser verificadas no Anexo C – Pontos de Wi-fi anexo a este relatório.
A instalação de dos pontos de Wi-Fi fora realizada em 38 praças públicas, o que proporcionou à população acesso gratuito à internet, promovendo inclusão digital e fomentando o uso dos espaços públicos.
O Centro de Controle de Videomonitoramento foi equipado para monitorar e operar as câmeras instaladas no município, dispondo dos seguintes equipamentos:
06 telas de Vídeo Wall de 55” para visualização em tempo real;
Decodificador para Vídeo Wall com 06 saídas HDMI, e nobreak para garantir a continuidade do serviço.
Joystick (Mesa Controlador de 3 Eixos, TCP/IP; RS232; RS485; RS422; Network Mode; Entrada USB; Display: 75,2×33,85mm. Corrente 12V 1000mA).
04 estações de trabalho com cadeiras ergonômicas
04 desktops, (Computador Core i5 10ª GNR, 32 GB DDR5, SSDS M2 MVME 480GB, Fonte real 750W, Placa de vídeo Geforce RTX 3050, 8GB, DDR6 128 bits, Kit Mause + Teclado sem fio, Windows 11 pro X64), com monitores de Monitor 24″ Wide.
A implementação de uma rede de alta capacidade, juntamente com sistemas avançados de monitoramento, garantirá maior segurança, conectividade e eficiência para os serviços públicos e para a população.